Araputanga segue com uma pessoa monitorada com suspeita de contaminação pelo novo coronavírus (Covid-19), conforme Boletim Informativo oficial divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde e Vigilância em Saúde na manhã desta terça-feira (31).
De acordo com os dados divulgados, o novo caso suspeito foi registrado na tarde de ontem (30) aumentando para 06 o número de casos suspeitos em Araputanga. Conforme o Boletim Informativo, 05 casos foram descartados e 01 segue com suspeita de contaminação pelo novo vírus.
Questionado pela reportagem do Popular Online sobre a divulgação de um vídeo publicado em rede social Facebook, onde aparece o prefeito, Joel Marins de Carvalho, ao lado do secretário municipal de saúde, Emerson José do Prado, informando que os casos suspeitos teriam sido zerados no município, o gerente em Vigilância em Saúde, José Ricardo Ribeiro, informou que a Secretaria Municipal de Saúde não havia emitido nenhuma Nota Informativa oficial até a noite de ontem (30), data em que o vídeo foi veiculado.
O resultado do exame negativo anunciado pelo gestor, através de vídeo, não foi apresentado. O gestor teria divulgado a informação sem nenhuma apresentação de dados oficialmente legal, mesmo que confirmado de forma verbal que o quinto caso suspeito havia sido descartado, pode caracterizar uma notícia falsa (fake News), uma vez que o Boletim Informativo oficial só foi divulgado na manhã desta terça-feira.
A coleta do novo caso foi realizada em um jovem do sexo masculino que havia chegado de viagem de outro Estado, cuja sua idade não foi revelada.
Respiradores pulmonares
O secretário municipal de saúde informou que no município não há nenhum leito respiratório, apenas um respirador disponível na unidade hospitalar local. “Não tem profissional qualificado para trabalhar CTI ou UTI aqui em Araputanga ou na região, só em Cáceres”, afirmou.
Emerson José do Prado disse que se uma pessoa no município vir a necessitar do uso de um respirador pulmonar por suspeita de Covid-19, deverá ser utilizado um respirador manual, a pessoa será entubada e encaminhada ao hospital de referência da Secretaria de Estado de Saúde (SES), localizado na capital Cuiabá.
Vídeo sem Boletim Informativo oficial
Em relação a informação divulgada em vídeo ao lado do prefeito, o secretário de saúde informou que apesar de não ter sido divulgado em
Boletim Informativo oficial, a notícia foi dada a partir do resultado de exame recebido da SES.
Recomendações
Atualmente, não existe vacina para prevenir a infecção pelo novo coronavírus. A melhor maneira de prevenir a infecção é evitar ser exposto ao vírus. Os sites da Secretaria de Estado de Saúde (SES) e do Ministério da Saúde (MS) dispõem de informações oficiais acerca do novo coronavírus. A orientação é de que não sejam divulgadas informações inverídicas, pois as notícias falsas causam pânico e atrapalham a condução dos trabalhos pelos serviços de saúde.
O Ministério da Saúde orienta os cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o novo coronavírus. Entre as medidas estão:
- Lavar as mãos frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos. Se não houver água e sabão, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool;
- Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas;
- Evitar contato próximo com pessoas doentes. Ficar em casa quando estiver doente;
- Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo;
- Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.
Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (máscara cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).
A iniciativa do parlamentar ocorre após o governador confirmar o fechamento da Santa Casa de Misericórdia de Cuiabá. "Hospital não se fecha", afirmou o deputado.
As prioridades são dos municípios de Cáceres, Comodoro, Pontes e Lacerda, Porto Esperidião e Vila Bela da Santíssima Trindade.
O Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso (TCE-MT) interveio em um processo licitatório da gestão do prefeito de Salto do Céu (a 357 km de Cuiabá), Mauto Espíndola (Republicanos), que gerou polêmica ao barrar uma empresa participante por um atraso de apenas quatro minutos. O caso envolveu um pregão destinado à contratação de serviços médicos e acabou sendo...
O que é Urgente, não pode esperar! Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba alertas de notícias.